quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Terceira Idade

EVANGELIZA SHOW- Padre Reginaldo Manzotti

Qualidade de vida na melhor idade

Convidados: o casal Mauro Roberto Piovesan (médico geriatra) e Elizabeth Piovesan (pedagoga, especialista na área do envelhecimento cognitivo)

Quero rezar e oferecer este programa, por aqueles que estão abandonados nos asilos, nas casas de recuperação e “amparo” aos idosos.
Peço a Deus para que as famílias assumam os idosos que têm, assim como eles o fizeram no passado, quando assumiram os novos que surgiram nos seios familiares.
FILHOS, jamais se esqueçam deste mandamento: “Honrar pai e mãe”.
Deus abençoe nossos idosos e mande o arcanjo Gabriel para curá-los e levar a eles uma boa nova. Eles precisam disso! Muitos são os que passam privações sociais, econômicas e principalmente afetivas. Isso, sem contar as violências físicas, promovidas por filhos e outras pessoas próximas.

Senhor: abençoe todos os idosos do nosso Brasil e do Mundo!

Nossa sociedade vive uma grande ditadura da beleza. Ninguém quer envelhecer, porém, a vida tem o seu ciclo natural.
Será que devemos encarar a velhice, no prisma dos perigos da chamada melhor idade, que na verdade não é tão melhor assim? Será que não estamos maquiando uma realidade?
Como podemos chamar de melhor idade, uma fase em que os reflexos desaparecem? De melhor idade, se o valor da aposentadoria não dá nem para comprar remédios necessários? Ou ainda, de melhor idade uma fase na qual você tem um dinheirinho sobrando para comer algo que não pôde degustar quando jovem, mas as doenças próprias da senilidade não lhe permitem fazê-lo agora?

Como ter uma boa terceira idade
Penso que as pessoas devem chegar à fase final da vida de bem com Deus e com o próximo, sem precisar mentir, se esconder ou sobreviver à base de remédios com tarja preta. Devem colocar suas experiências a serviço do Senhor, seguindo os exemplos de São Joaquim, Santa Ana, Isabel e Zacarias, descritos no Evangelho.
Há uma preocupação muito grande da Igreja, com relação aos idosos, observada tanto nas dioceses quanto nos planos pastorais. O próprio documento de Aparecida estampa isso.

O que é envelhecer bem?
É envelhecer com sabedoria, olhando à frente, procurando sempre aprender mais. Ter convívio com familiares e amigos, e uma espiritualidade sempre renovada.
Viver bem é viver a idade que se tem. Envelhecer é um processo longo, que não acontece de uma noite para outra. Cabe a nós, aproveitar a vida durante o curso que ela segue.
Algumas pessoas não assumem a idade que têm e negam a velhice, com base na idéia errônea de que idoso é incapaz.
Muitos vivem em busca da fonte da juventude, que não existe. Portanto, devemos nos adaptar a nossa faixa etária, para evitar frustrações conseqüentes da idade.
Hoje há maior preocupação com a inclusão social da pessoa com mais idade, em oferecer a ela uma qualidade de vida. Mas, são muitos os preconceitos em relação àqueles que têm mais de 50 anos. Eles encontram dificuldades em conseguir colocação no mercado de trabalho. Teme-se a vulnerabilidade deles às enfermidades. Os empregadores esquecem da experiência de vida que acumularam ao longo dos anos. Governos e empresas deveriam levar em consideração que pessoas mais experientes certamente poderão ensinar os demais colegas de trabalho e desempenhar tarefas mais corretamente.
Para ter uma velhice “legal”, como dizem os jovens, se renove a cada momento. Para ter um futuro melhor, tenha uma alimentação equilibrada, aprenda coisas novas, movimente-se sempre, leia e pratique exercícios físicos e mentais.

Importância da família
Casas de repouso e asilos não são lugares ideais para idosos. Em muito desses locais, as pessoas ficam para escanteio, perdem o convívio familiar e o contato com o Mundo.
O lugar de idoso é com a sua família, círculo de extrema importância para todos.
Quando um idoso começa a perder a memória, mantenha a calma! Esquecer nomes, guardar coisas em locais errados, não se lembrar de como se executa determinada tarefa ou utilizar roupas não condizentes com o momento são comuns nesse caso. A saída é buscar ajuda com um profissional habilitado, que lhe ensinará a agir diante da situação.

FAMÍLIAS: respeitem os mais velhos não somente pela idade que têm, mas pela experiência que acumularam, por serem seus pais ou antecessores, dotados de maior sabedoria. Lembrem-se: os jovens de hoje serão os idosos de amanhã.
À exemplo de Santa Edith Stein ou Santa Teresa Benedita da Cruz, filósofa, judia e carmelita possamos dizer todos os dias:
SENHOR, DAI-ME A GRAÇA DE SABER ENVELHECER!

12 comentários:

Anônimo disse...

Concordo plenamente com ele, sobre a velhice. E o mais absurdo, é vermos filhos, maltratando e menosprezando os seus pais, como se fossem algo ou coisa sem importância.
Tenho hoje somente Mãe( 81 anos), com a graça de Deus, ela é lúcida, cuida-se sozinha, apenas damos um apoio, tenho o propósito de ter a honra de cuidar de minha mãe, qdo ela entrar na fase de precisar de cuidados especiais. Acredito ser o mínimo que um filho deve fazer por quem lhe deu a vida.

Anônimo disse...

Padre, fiquei feliz quando vi o artigo que o senhor escreveu sobre a terceira idade, eu trabalhei em uma empresa durante 23 anos e aos 57 anos fui dispensada faltando um ano e meio para me aposentar, e sabe qual foi o obrigado por tanta dedicação ? Simplesmente me disseram que a empresa estava passando por mudanças,e que eu tratava o pessoal como filhos, eles precisava de alguem que os tratassem de maneira diferente.

Anônimo disse...

Padre, muito obrigada pelo tema tão relevante. Agradeço a Jesus por ter participado e ouvir a fala dos convidados que foram muito esclarecedoras. Concordo piamente que vivemos hoje numa sociedade competitiva, e muitas vezes esquecemos os nossos valores interiores nos preocupando mais com os exteriores. A sociedade, diante do processo de envelhecimento assume, em geral, um comportamento preconceituoso considerando o idoso decadente, superado. Parabéns pelo desafio de abordar tal tema. Precisamos resgatar o idoso do anonimato, da exclusão e aumentar suas oportunidades de aproveitar o máximo suas capacidades de participação em todos os aspectos da vida! Não devemos esquecer de todo o seu trabalho, todas as suas lutas anteriores. Esses cidadãos nos fazem não um povo mais velho, mas um Brasil mais confiante, mais sábio e mais experiente. A Bíblia esta cheia de exemplos como Moisés, Abrão, Isaias, Isaac, Jacó, Samuel, Zacarias, José do Egito e muitos outros, vida prolongada significava benção de Deus e estar sempre servindo a Deus.

Anônimo disse...

Padre Reginaldo este Tema me faz pensar na importância do cuidado com os idosos. É mandamento de Deus honrar Pai e Mãe. Mas muitas vezes um Pai, uma Mãe cuida de 09 filhos, mas 09 filhos n cuidam de um Pai, de uma Mãe.
Devemos saber envelhecer com Qualidade de vida. Isto não é facil num País de terceiro mundo onde a Saúde é precária. Mas temos q ser criativos.

Anônimo disse...

Padre Reginaldo na segunda-feira dia 10 escutei o senhor falar sobre o tema tratado terceira idade. Hà como seria bom se pessoas maravilhosas como o senhor ensentivassem mais a tratar bem nossos idosos trabalho como voluntaria com idosos em uma cidade do Sudoeste do Parana não digo o nome nã faz ideia quando ha idoso maltratado temos apenas 105 deles que levam uma qualidade de vida saido de casa vivendo nornal mas ha muitos isolados e usados por familiares não podendo nem usarseu pequeno benefio seu filhos tiram tudo . Peço não revele meu nome sou a unica na cidade que briga por defender esta causa e ja comprei muita briga ate mesmo com autoridades politicas reze por mim preciso muito estou a ponto de desistir

Anônimo disse...

PADRE,gostei muito do tema sobre a 3ªIdade.Eu sou aposentada,e participo de um grupo ,o Clube da Melhor Idade Vida Nova.Faço parte da diretoria do Grupo, com o cargo de secretária.Estamos construindo nossa sede própria, onde pretendemos trabalhar com artezanato.Objetivo do nosso grupo é a socialização do idoso, promovendo atividades onde a pessoa idosa possa mostrar sua experiência de vida.Este ano completamos 12 anos de atuação,trabalho e participação de todos.
10 de novembro de 2008

maria disse...

eu e minha vo maria ouvimos vc todo dia vc sempre faz almoço com a minha vo pelo radio

Anônimo disse...

O trabalho com a terceira idade é gratificante e prazeroso porque a gente faz contato com pessoas animadas,sábias e ao mesmo tempo com espírito sempre jovem.Toda iniciativa com esse grupo em particular deve ser valorizado e incentivado.

Pe não perco um programa seu,acompanho o Evangeliza show pela Século 21.
um grande abraço:Adriana Simionato de Rio Claro SP

Anônimo disse...

Obrigada padre Reginaldo por nos ensinar ou melhor nos relembrar que devemos cuidar de nossos idosos, pos tenho 564 anos e já estou chegando lá, hoje dou mais valor a minha sogra e meus pais, pois não que um dia ser tratado como muitos que vemos hoje. Deus tem me dado muita sabedoria atravez do seu evangelho e da minha fé, Amém Sueli de Joinville

kauany medeiros disse...

EU QUERO QUE VC ABENÇÕE A TODA MINHA FAMILIA

Nathan (Artigo da Terceira Idade) disse...

Gostei desse artigo, importante informar com qualidade as pessoas na terceira idade, grupo cada vez mais numeroso.
Abraços !

artesan disse...

padre Deus te abençoe estou passando um problema serio estou com minha mãe acamada com 86 anos mais de 2 anos e meus irmãos se negam me ajudar ,ag ela se alimenta por sonda sai de meu emprego pois não tenho como pgr alguem pra me ajudar olha-la só meu marido me ajudava dar banho nela mas teve que voltar a trabalhar pra suprir a casa ag espero ele chegar a tarde pra poder banha-la ore por nós eles dizem que não tem lei q os obriguem ajudar olha-la,será?me ajude conceição...biblia aberta cartilha de oração assisto tds os dias