terça-feira, 21 de outubro de 2008

Finados

PROGRAMA EVANGELIZA SHOW
Padre Reginaldo Manzotti
Assunto: Finados – exibição em 01/11/08
TEMA:
Vida e Morte


“Pai, que pelo teu filho, nenhum dos filhos deste mundo se perca e que ao olhar para a morte valorizemos a vida. Quero estar no céu, viver a eternidade contigo e se em algum momento eu me perder, coloca-me no teu caminho e me dê a graça da perseverança final.”
Padre Reginaldo Manzotti

Hoje, a palavra de Deus através do evangelho de João, nos prepara para um dos momentos mais dolorosos da vida: a morte.
Quase todos nós já passamos pela perda de um ente querido e quem não vivenciou ainda isso, deve se preparar, afinal, se há uma coisa certa na vida é a morte, que as religiões encaram de modo diferente.
Na palavra de Deus vemos que vencendo a morte e ressuscitando, Jesus nos faz olhar esse momento difícil de partida como um recomeço, uma passagem para a eternidade com Deus.
Purgatório, céu e inferno
O novo catecismo da Igreja Católica tem base em dois fundamentos: a Bíblia e o magistério da igreja – tradição comum entre comunidades. Observamos eles quando rezamos o Creio: “
Creio na ressurreição dos mortos...”
A Igreja nos ensina que na hora da morte, todos passam pelo juízo particular, momento em que nossa vida passa como um filme diante de nós, porém nós vemos sob a luz da verdade, os frutos do nosso livre arbítrio.
A partir disso, há três direções a seguir.
Aqueles que morreram em estado de beatitude - por exemplo: Nossa Senhora e os santos – cremos que vão direto estar com Deus. Para o céu, que é o anseio último de toda alma.
O ser humano foi feito para ficar junto com Deus, em estados de profunda comunhão e intimidade de amor com o Pai.
Sobre se há ou não o inferno, afirmo que ele existe sim. Começa aqui e vai além.
Deus não condena alguém ao inferno! O inferno é uma auto exclusão da graça, àqueles que no uso do seu livre arbítrio, romperam com Deus. Estavam em pecado grave e insistiram em permanecer desta forma.
Porém, existem almas que na hora da morte, no juízo particular não romperam com Deus. Há muito o que ser purificado nelas. Para elas existe o purgatório, relatado no Antigo Testamento, em II Macabeus, 12,46. Através dessa leitura, você entenderá porque rezar pelos mortos.
Quem está no céu não precisa de oração; aos que se encontram no inferno, nossas orações de pouco vão valer; porém, para aqueles que permanecem no purgatório, para estes sim, devemos rezar.
Noutro texto Jesus diz que quem pecar contra o espírito, esse pecado não pode ser purificado nem neste século, nem no século seguinte. Isso nos leva entender que pecados cometidos em vida podem ser purificados em séculos vindouros. Daí vem o fundamento de mandar rezar missas, para adiantar o estado de purificação dos que morreram.
Para onde vão as almas
Hebreus nos ensina que se morre apenas uma vez. Assim sendo, tire do seu vocabulário definitivamente a palavra reencarnação. Ela não é nossa! Professamos a religião da encarnação e da ressurreição: Cristo ressuscitou!
Pense nos seus entes queridos que morreram... Você acha que Deus, em seu infinito amor, deseja a reencarnação deles? Cada pessoa tem uma identidade própria e diante de Deus é absolvida por seu amor. Por isso, na nossa fé não há lugar para o espiritismo. Respeito todas as religiões, porém, mais a minha. E peço para que você faça o mesmo. Um católico não pode ser espírita.
Haloween & Todos os Santos
Haloween é a festa dos mortos, de cunho pagão e dos países nórdicos, que valorizam as bruxas, os duendes e os mortos vivos. O fundamento desta fé não é cristão e essa festa acontece no Dia de Todos os Santos.
Ao celebrarmos Todos os Santos, recordamos aos vivos a purificação da fé, daqueles que antes de nós morreram em estado de graça.
Somos feitos para ser santos, como nosso DEUS é SANTO.
Por isso, deixemos de lado a tristeza, a amargura e o desânimo que a vida que nos trás, e vivamos em intimidade com Deus. Celebre o Dia de Finados assistindo a missa e visite os mortos no cemitério. Lembre-se que um dia ressuscitaremos com nosso corpo. Por isso, enterramos corpos, professando que ressuscitaremos em Espírito e Carne diante de Deus.
Reze pelos mortos! Finados é um dia de respeito aos mortos, não de fazer bagunças ou piqueniques em cemitérios.
Cemitério não é o fim! Um dia nossa alma vai embora e nosso corpo apodrece. Porém, haverá o dia em que levantaremos dos túmulos, no juízo final, quando Jesus virá para julgar vivos e mortos.
Superar a morte é saber para onde vão aqueles que partiram. É a melhor forma de trabalhar em você, a fé do ressuscitado. Quando nos conscientizamos de que Jesus ressuscitou e aqueles que morreram estão juntos dele, é mais fácil superar a morte. Diante da morte de seus afetos, diga: “Senhor, receba a minha dor“ e a ele entregue seu sofrimento.
A morte nunca representou a vontade de Deus. Ela passou a fazer parte do mundo, pelo pecado original. Deus fez os seus filhos para a eternidade. A morte é uma contingência humana, faz parte da fragilidade do homem. Deus nos fez para vivermos para sempre.

25 comentários:

Unknown disse...

O sr. é abençoado. Obrigada.

Anônimo disse...

Padre,sua benção...tenho uma dúvida e gostaria que o Senhor esclarecesse para mim...Sempre me disseram que não se podia rezar pelos falecidos dentro de casa...isso é verdade? Porque se afirmava isso então?Obrigada

Unknown disse...

gostei muito deste tema porque tinha duvidas agora estou mais por dentro desse assunto.obrigado padre reginaldo .DEUS SEJA LOUVADO>

Renata disse...

Sua benção, padre porque dizem tambem que não pode acender velas pelos mortos em casa e tambem apenas só acender vela dentro de casa.Obrigada

Anônimo disse...

Padre como devemos rezar pelas almas de quem comete o suícidio, minha enteada à poucos dias se suícidou com 17 anos, como devemos rezar pela alma dela padre.
Obrigada por nos orientar.

Unknown disse...

Padre esse programa esta cada vez mais abençoado e maravilhoso, padre tenho uma duvida, gostaria que esclarecesse,se é impossivel alguem ver uma pessoa ja falecida,e pq elas afirmam e tem certeza que viram? é possivel um falecido aparecer para alguem vivo?
que Deus te abençoe sempre

Elizangela disse...

Padre,obrigada por fazer agente aceitar mais a morte.DEUS colocou o senhor pra tentar fazer agente perceber q não temos e não somos nada nessa vida,td e todos pertence a DEUS,A morte é a unica coisa mais certa que existe nesta vida,mas quando enfrentamos é dificil,mas com fé em DEUS e com suas palavras maravilhosas padre,conseguiremos passar por essa etapa dolorosa.Obrigada por existir em nossas vidas.Abraças sua benção Elizangela

Anônimo disse...

Padre nós podemos acender velas no cemiterio e rezar o terço pelos falecidos? E dentro de casa podemos acender velas ?
O Senhor Padre é cheio do Espirito Santo de DEUS.graças adeus que o Senhor existe e tem esse programa de Evangelizar as pessoas.Obrigado de coração, fique c DEUS!Amém....

Anônimo disse...

padre, podemos acender velas para as almas dentro de casa?

Anônimo disse...

padre, os espiritos dos mortos podem vir até nós, mesmo que seja para pedir oração?

Anônimo disse...

Muito bom vc explicar sobre a morte, há pouco tempo fiz um curso sobre o que acontece com nós após a morte, me ajudou muito a aceitar e falar como algo bom que será o nosso primeiro encontro com Deus, mas ainda vejo que muitos vêem Deus como uma ameaça, como um Deus que julga e nos condena, e quando falamos sobre a morte como condição natural que ninguém escapara e que morrer não é o fim e sim uma transformação para que nós mesmos nos julguemos comparando nossa vida vivida com os critérios de Deus. As pessoas acham que somos frios e que não temos sentimentos. Obrigada pelo tema tão esclarecedor, o mundo precisa de utopias, ter esperança que a morrer não é o fim e sim uma conversão, uma transformação para chegar a uma plenificação.

Unknown disse...

Padre Peçoa sua benção e oraçoes.Li sobre finados e concordo plenamente com o sr.Gostaria que muitas pessoas tivessem acesso ao que o sr escreveu,tenho muita fé em Deus e as pessoas sempre assustam qdo digo que gosto de ir ao cemitério,acho que lá é sereno e rezo muito qdo vou.Acredito na ressureição de Jesus e na nossa,Amo Jesus e acredito na sua presença em minha vida e não me constranjo de falar nele com qualquer pessoa e em qualquer lugar.Ouço pela internet e convido pessoas a vir à minha casa p ouvir seu programa,tem sido uma benção.Evangelizar como é preciso e eu o faço.Me abençõe padre.

Unknown disse...

Padre sua benção,acredito no senhor
percebi que estava enganada com outras crenças,fique com deus.

Anônimo disse...

Padre obrigada e que Deus o abençoe.
Parabéns, mais uma vez o senhor foi muito ungido pelo espírito santo ao escrever de uma forma clara e iluminada, orientando a respeito deste assunto tão polêmico. Acredito que somente orações poderão levar a luz a quem ainda não está junto de Deus.

Anônimo disse...

padre eu qdo criança me lembro ate hj tinha por volta dos 4 anosw fui no cimeterio com minha mae ela procurava o tumulo do meu bisavo eu ate entao nao o conhecia e nunca tinha ido no cemiterio e vi um senhor e corri ate ele ele falou comigu e qdo minha mae chegou perto de mim perguntou com quem vc fala eu disse com meu vo ele tava la padre tenhu essa recordaçao ate hj nao apaguei ela da memoria pq sera q vi e nunca mais esqueci parece tao nitido ainda na minha memoria parece q foi ontem mais eu vi e falei com meu bisavo q estava morto e por coincidencia onjde estavamos falando onde eu vi ele era o local da sua sepultura foi assim q minha mae achou a sepultura dele sua bençao obrigada

Anônimo disse...

NÃO TEM COISA PARA EU ADMIRAR MAIS QUE INTELIGÊNCIA E ISSO NÃO FICOU PARA MUITOS.PADRE,VC É UM SÁBIO A RESPEITO DAS COISAS DA IGREJA E TENHO CERTEZA QUE ISSO SE DEVE A MUITAS HORAS DE ESTUDO....PARABÉNS!!

Anônimo disse...

sua benção padre,tinha muitas duvidas sobre a morte que estão sendo esclarecidas, mais tenho uma quando choramos muito por uma pessoa que faleceu dissem que a alma dela não descança é verdade?

Anônimo disse...

É LINDO SABERMOS QUE UM DIA ESTAREMOS AO LADO DE CRISTO NA ETERNIDADE, E É POR ISSO QUE JESUS DISSE 'EU SOU A RESSURREIÇÃO E A VIDA , AQUELE QUE CRÊ EM MIM MESMO QUE MORRA VIVERÁ'. ISTO NOS REFERE QUE JESUS "NÃO TRABALHA COM LIXO RECICLAVEL, OU SEJA, COM ESPIRITO VELHO EM CORPO NOVO " , POR ISSO QUEM ACREDITA EM REENCARNAÇÃO ALEM DE FERIR O CORAÇÃO DE JESUS, NEGA A SUA PALAVRA QUE DEIXA BEM CLARO A RESSURREIÇÃO . ENTÃO QUEM QUER UM DIA ESTAR CARA A CARA COM JESUS DEVE COMEÇAR A MUDAR A SUA VIDA AGORA , MUDANDO SEUS CONCEITOS SOBRE JESUS E ACREDITANDO EM JESUS E NA IGREJA.

Anônimo disse...

entendi perfeitamente, mas gostaria que me tirasse algumas dúvidas. O que é o pecado contra
o espirito? Como não sabemos onde se encontram as almas dos nossos ente queridos devemos rezar por todos pois só a Deus pertence este mistério, não é mesmo? Pelas crianças eu penso que não necessitam de orações pois já estão purificadas, é verdade?

Obrigada pela aconselhamento espirutual

Anônimo disse...

padre as pessoas que se suicidam podem se salvar?

Helena disse...

A SUA BENÇÃO PADRE: NESTE MOMENTO QUERO PARTILHAR TBM COM O SENHOR O MEU SOFRIMENTO, PAIS FAZ 4 ANOS QUE PERDI MEU PAI, SABE PADRE EM MINHA VIDA SÓ PUDE CONTAR COM ELE, E HJ COM MINHA FAMILIA ,PADRE: MINHA MÃE NUNCA ME DEU ATENÇÃO, MEU PAI FOI MEU HERÓI, HJ REZO PELO MEU PAI E PELO DO SENHOR, PQ EM TI PADRE EU ENCONTREI NOVAMENTE O MEU PAI, SIM PQ O MEU PAI TBM ERA UM UNGIDO ASSIM FEITO O SENHOR .OUVI A MISSA PELA INTERNET, E FIQUEI O TEMPO TODO REZANDO JUNTO COM VCS POR NOSSOS PAI. DEUS TE ABENÇOE PAI PADRE POR SER ESTE PAI ESPIRITUAL TÃO IMPORTANTE EM MINHA VIDA.GRAÇA.

Anônimo disse...

Padre, acredito piamente em tudo que disse nessa materia, tanto acredito que ja perdi, pai, mae, sobrinho com 10 anos de idade, outro sobrinho com 4 meses, cunhados... e no entanto, sinto saudades deles, mas nunca raiva de Deus por ter levados, aceito e agradeço pelo tempo que Deus os deixou com a gente e acredito tambem que um dia estaremos juntos na glória eterna. Obrigada padre, pois lendo seu artigo, fico mais e mais confiante que Deus os levantará do tumulos para vivermos juntos. Amem. Regiane

Anônimo disse...

Padre Reginaldo,

a sua benção.

Faz pouco tempo que o conheço através da rádio Evangelizar pela internet pois aqui na minha cidade não temos transmissão através de outras rádios. Quero lhe dizer que o senhor é uma benção na minha vida. Agradeço a Deus a cada minuto por tê-lo colocado na minha vida num momento tão difícil, de sofrimento com a perda do meu filho de 26 anos com o câncer. Deus o abençoe sempre iluminando-o com a luz do Espírito Santo. Deus lhe pague padre.

Anônimo disse...

Padre Reginaldo,tenho uma ofinião sobre o céu e o inferno.As fessoas que são de certa forma boas merecem de Deus sempre o melhor.Mas aqueles que são ruins estarão sempre padecendo no inferno.Eu tenho certeza que o inferno não existe em um lugar determinado,ele é aqui na terra me diz se existe um lugar pior pra se viver do que aqui?Onde todo mundo mata todo mundo sem piedade,como se a vida não tivesse um pingo de valor.O demônio pode até existir, mas para aquelas pessoas de coração vazio,porque quem tem Deus na vida nada de ruim acontesse para esta pessoa.Sou Ilda de Brito Matos de Alto Paraíso. Sou fã numero 1 do senhor padre muito obrigada por tudo de bom que tenho na vida.

Anônimo disse...

Sua bençao padre,li a materia e escutei seu programa sabado,mas tenho uma duvida que gostaria que o senhor me esclarecesse: podemos rezar para nossos falecidos em nossa casa ou so na igreja e acender velas para eles tbem so na igreja? desde ja obrigado