sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Dia do Professor

Padre Reginaldo Manzotti e convidados - professor Ricardo Tescarolo e irmã Inês de Souza Carvalho
Exibição: 18/10, às 17:30h, pela TV Século 21
TEMA: Dia do professor


Filhos amados, sabemos que a Educação é mais que nunca um desafio e que o que fazer para oferecer uma boa Educação em nossas escolas é um, entre tantos desafios que os professores enfrentam hoje. Colocar esses desafios na luz de Deus, que tudo nos esclarece é o caminho.

O magistério é um sacerdócio!
Por mais que a semente seja lançada e que o semeador seja Deus, muitas sementes encontrão corações preparados. Porém, há àquelas que podem cair no estresse do modernismo e ali acabarem sufocadas por espinhos. O mesmo se dá com a arte de ensinar.
Professores também semeiam. Por isso, hoje quero dar meus parabéns e colocar perante Deus nossas preces direcionadas a todos os professores.

Desafios na Educação
Como diz o Evangelho, "o Senhor escondeu as coisas mais importantes dos sábios e deixou para que os humildes a compreendam."
Para educar, devemos ter como base o amor, misericórdia e compaixão.
Para educar uma criança e um jovem é preciso primeiro amá-lo ( São Marcelino Champagnat )

Parceria: escola- família
Uma boa escola é aquela que estimula a adequada educação familiar. Afinal, não existe escola que conserte uma falta de educação. Por isso, essa parceria é fundamental. É preciso integrar esforços, já que a família não tem o domínio e a experiência daqueles que detêm a ciência de educar. Um auxilia o outro, mas, somente a família suplanta a escola.
Para educar corretamente, o professor deve acreditar fielmente no futuro de seu aluno. Na escola, não se pode apostar contra o futuro de nenhuma criança.
O professor é uma pessoa de esperança e de fé. A escola, por sua vez, é de extrema importância, na formação de pessoas e no desenvolvimento da humanidade.
Sabe-se de defeitos que existem e que não são provenientes do ensino, e sim, de hábitos errados. Coisas que acontecem pela falta de ética no ambiente escolar.
Outros fatores que prejudicam muito, referem-se às pessoas que se aproveitam do local de ensino, justamente para agir de forma errada: vender drogas, camisinhas,... Ações que denigrem a imagem do local destinado à educação.
Mas, tudo isso não é proveniente da educação escolar e sim, de hábitos pessoais errôneos relacionados a falta de caráter ou de educação na família ou por não terem aprendido na escola coisas corretas para seu desenvolvimento.
Independente da escola ou do local que deveria ser voltado apenas para o ensino, muito se avalia pelo educador. O professor é aquele que educa, independente do local o faz - escola privada ou pública, entre outros.
A deseducação vista nos dias atuais, não é cientifica e intelectual e sim, do coração e da ética. Hoje, boa parte das pessoas vê o sacrifício como um desamor, ainda mais pela doutrina do eu, que os jovens e as crianças tanto manifestam em seus egoísmos. Sendo assim, a família e a escola têm todo esse papel na criação. Por isso, faz-se necessário que comunguem juntas na educação de nossas crianças e jovens, e que ambas atentem para os acontecimentos, não condenando, mas prevenindo-os.
A tecnologia dos dias atuais deve ser usada sim, em beneficio dos alunos e do aprendizado sadio.
Cabe aos educadores, ensinar a viver, a pesquisar e a desenvolver.
Afinal, o magistério é missão divina, é um sacerdócio!

8 comentários:

Unknown disse...

Ola Padre Reginaldo,o programa*EVANGELIZA SHOW* esta cada dia melhor só falta outras emissoras de tv transmitir esse sucesso. Continue assim , sempre perto do seus filhos interagindo e intercedendo com eles nos eventos pois ESTAR MAIS PERTO É PRECISOOOOOO

Anônimo disse...

hola padre sou de altonia no parana sou educadora e trabalho a noite com alfabetização de idosos a cada dia mo mais amo que faço e vejo o quanto e gratificante ensina-los.... e sim um sacerdocio....eu agradeço a deus imensamente pelo dom recebido......solaine fique com deus padre

CARLOS HENRIQUE AVELAR FERREIRA disse...

alo padre eu conconto com vc quando vc diz que o professo tambem é um sacedonte é claro que nos dias atuais torno-se profisão ñ mais vocação, sou casado com professora que trabalha com criança e jovem auditivos.
quanto faço esta critica é no desejo de os nosso professores catolicos ñ caia nestes pecados atuas.
porque o melhor professor é JESUS CRISTO.
VIVA A VIDA COM DOR E ALEGRIA.

Anônimo disse...

ola Padre,sou de palotina parana,sou catequista e apartir do momento que escutei seu programa,vem me ajudando muito a conversar com os catequizando,gostaria que sempre de dicas para envangelizar as crainças

Anônimo disse...

bhEu acompanho o Evangeliza ShOw desde o começo,e confesso que venho apredendo muito com os temas abordados,esse do Dia dos Professores foi muito divertido!!Prof.Ricardo Tescarolo é D+++ ameii,não percam!!!Padre Reginaldo tbm muito abençoado.O programa ta igual vinho cada dia que passa fica melhor pra não dizer quando + velho kkkkk melhor...Vamos todos juntos gritar aos 4 cantos do mundo pra colocar o Evangeliza Sh\o/w em uma TV aberta!!Grande abraço a todos que partecipam dessa obra tão MARAVILHOSA**

Unknown disse...

Olá Padre Reginaldo, assisti ontem como faço todo sabado o "Programa Evangeliza Show" e fiquei muito feliz com a homenagem aos professores mas por outro lado fiquei decepcionada com uma pergunta descriminativa por parte do senhor, sobre se Escola publica Funciona. Padre venho lhe contar uma passagem marcante em minha vida sou portadora de Artrite Reumatoide desde 1 ano de idade e com isso tenho o corpo todo deformado e em 1990 estudava no Colégio Sagrado Coração de Jesus em Curitiba e como estava na 8ª serie e queria fazer magisterio meus pais fizeram minha matricula e qual não foi o nosso espanto em uma manha em que fui pedir permissão para entrar no segundo horario (tinha ido fazer exames) para a então coordenadora pedagogica a Irmã Giselda Pelanda e esta me disse: "... é muita responsabilidade para o nosso Colégio dar um diploma de magistério para uma pessoa como vc e que vc vai envergonhar nosso colégio...." depois disso ela ainda repetiu a minha mãe tudo o que me falou. No fim do periodo escolar minha mãe procurou outro colégio que tivesse magisterio perto de casa e o unico é o Colégio Estadual Prof Lysimaco Ferreira da Costa, Padre lá eu fui muito bem recebida vivi os 4 melhores anos da minha vida, terminado o 2º grau fiz vestibular sem prestar nenhum tipo de cursinho e passei em 1ª chamada. Por isso lhe digo Padre que fiquei entristecida com sua maneira pejorativa de falar em escola publica, pois droga, camisinha e etc... existem em todo tipo de comunidades. Deixo aqui meu abraço

Anônimo disse...

bom dia padre,confesso que ainda nao tinha visto o programa inteiro e como o teme foi sobre os professores eu assisti..pois tbem sou.quero somar a irma que escreveu antes que tive a mesma sensaçao sobre seus comentarios,desculpa a franqueza mas sinto que mesmo estando em uma democracia devemos cuidar com o que falamos e nao so nesse caso mas em outros momentos e programas ate de radio,seus comentarios ferem alguns irmaos.principalmen em abordar sobre outras religioes.eu ouvi certo programa o sr falar que na doutrina espirita jesus era um medium,isso e um absurdo...e para os que desconhecem a dourtrina isso passa um ideia errada...por favor as criticas sao para que a cada dia todos nos melhoremos e possamos ser ,ais unidos em cristo.um abraço

Anônimo disse...

Olá Padre, é bem verdade que falar sobre a educação nos dias atuais é um desafio. Nós professores muito bem sabemos das dificuldades, dos desrespeitos, até mesmo das injustiças que há na profissão. Concordo com o professor Ricardo quando diz que não existe missão mais bonita e importante do que educar e o papel do professor é sempre acreditar no futuro de seu aluno e ter como base o amor. O magistério é um sacerdócio, pois ensinar também é uma oração que se transcende. O professor apaixonado não deixa de professar e continuar amando, e continuar amando é não perder a fé e a esperança.