quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Evangeliza Show - Traição

TEMA: Traição
CONVIDADO: Liseane Almada Seletti – Psicóloga
EXIBIÇÃO: 07/02/2009

O primeiro programa Evangeliza Show do mês de fevereiro, após a exibição de alguns reprises, abriu uma nova temporada de evangelização. O primeiro programa de 2009 trouxe como tema a Traição como uma possibilidade. A convidada do padre Reginaldo Manzotti desta edição é a psicóloga Liseane Almada Seletti, que vai falar como evitar e encarar essa realidade, trabalhando com o problema que é uma ferida na vida matrimonial dos casais. Doutora Liseane é parceira do Projeto Evangelizar É Preciso, participando toda quarta-feira do programa Diálogo da Rádio Evangelizar AM 1060, falando sobre comportamento.

Ela explica que no aspecto psicológico ou do que encontramos na interioridade do ser humano, ninguém casa para trair ou ser traído. “Na maioria das vezes, quando abordamos o inconsciente e a pessoa faz uma volta para sua interioridade, encontramos registros que ficaram gravados sobre si e que em um determinado momento da vida se aciona dentro do inconsciente da pessoa e ela tem tendência a procurar outra. Sempre algo que o companheiro fez, ativou um problema que estava dentro de si”, diz.

Para trabalhar o perdão da traição, o primeiro passo seria a pessoa traída olhar para dentro de si e tentar encontrar o que está fazendo para colaborar na busca de outra pessoa. O segundo passo é conversar com o parceiro para tentar ajudar libertá-lo das dificuldades no casamento, ocasionando a procura por outro relacionamento. Se a pessoa não quiser ajuda, entra aí uma questão de respeito. Através do amor, o parceiro busca a cura para seu trauma ajudando a curá-lo. Outro benefício que o amor pode trazer a um relacionamento é o fim do adultério.

De acordo com Liseane, é possível reconstruir a confiança após uma traição, basta lembrar os bons momentos que o casal passou junto, não havendo a necessidade de terminar o casamento. “A traição não é sinônimo de um casamento falido, e sim um sintoma de que a expressão do amor não está acontece com eficácia, o amor não está chegando ao outro como deveria chegar”, comenta.

O amor que vem acompanhado de atitudes, gestos, que cuida e supre as necessidades do parceiro, é o verdadeiro amor. Deus quem fez o homem e a mulher para que um precise do outro e se completem, para que possam viver concretamente a expressão do amor, uma aliança entre os dois que acontece nessa entrega de um para o outro.

Está na natureza do homem ter uma mulher só e devido à paternidade, ele desperta esse desejo de amar uma única mulher para passar esse carinho aos seus filhos. O problema da traição e da poligamia é um trauma.

Oração da família: “Ouvistes o que foi dito pelos antigos, não cometerás adultérios, eu porém vos digo: todo aquele que lançar um olhar de cobiça para uma mulher, já adulterou em seu coração. Todo aquele que rejeitar sua mulher, e dar-lhe carta de divórcio, eu porém vos digo, todo aquele que rejeita sua mulher, a faz se tornar um adúltero. E todo aquele que desposa uma mulher rejeitada, comete adultério”.

5 comentários:

Anônimo disse...

Sinceramente, nao ficou claro pra mim, que passo por uma traição, ele preferiu nao querer mais a familia e respeitei isso, sempre orando por ele, pedindo sua conversão e que eu melhorasse como pessoa, nao tendendo ate hj td que aconteceu,ja faz 2 anos e vivo numa angustia. Não consigo olhar pra frente, parece que so me resta o passado e o perdão dele é fraco,pois continua com a amante, o que devo fazer?

Anônimo disse...

É DIFICIL ESSA SITUAÇÃO,SE ELE AINDA ESTA AINDA COM A AMANTE,AMOR POR VC NÃO TEM,MUITAS VEZES A GENTE SE CULPA DO QUE ACONTECE,ACHANDO ERROS SO EM NÓS MULHERES,MAS QUANDO AS DUAS PARTES
SE AJUDAM PARA UMA NOVA VIDA,AI VAI
O BARCO ANDA,NÃO SENDO EGOISTA MAS ACHO QUE VOCÊ NÃO DEVE MAIS SOFRER POR ELA,VOCÊ ESTA VIVA TEM CHANSE DE RECOMEÇAR,DE CABEÇA ERGUIDA SEM CULPA E SEM PECADO.ISSO É O QUE EU PENSO.

Anônimo disse...

Padre peço a sua bençoa,estou feliz de poder entrar em seu sait
Avida não esta facil de ser vivida
preciso muito de oração,libertação e caminho.Estou no meu segundo casamento e ele também não vai bem
me sinto a pior das pessoas,incapacitada de fazer um homem feliz,não sinto amor nme de minhas filhas.Reza por mim,pede a DEUS,que me ajude apessar de todos os meus pecados.O brigado

Anônimo disse...

Padre que bom encontrar o seu site... em 2006 descobrir que o meu marido estava me traindo, penssei que o meu casamento tinha acabado, mas ele entrou em desespero quando pedir o divorcio...me questiono: será que eu tenho culpa desse acontecimento?
Ele mudou muito,mas nao confio muito nele... hoje participamos do MFC, saimos muito junto e estamos sempre presentes na vida um do outo.Há faremos bodas de prata no dia 27 de outubro.Me casei muito nova eu com 15 anos e ele com 21 e fomos premiados com 3 maravilhosos filhos. As vezes sinto muita angustia de tudo o que aconteceu sofri muito, tive começo de depressão...Padre reza por nos pois atualmente estamos passando por problemas finenceiros.

adriana disse...

padre estou passando por momentos infernais em minha vida meu marido saiu de casa com uma servengonha não tem outra forma de chama-la,padre sei que ela procurou ocultismo, tbm sei que o senhor disse que não devemos olhar por este lado.porém padre estes males existem e no caso de meu marido se afastou de DEUS.tenho feito muitas orações e pedido ajuda em todas as igrejas e sites de oração.aprendi com o senhor que nunca desistimos da graça enquanto ela não acontece não vou desistir de meu marido .por misericórdia reze por nós.sei que o senhor padre é bem mais próximo de DEUS.me ajude interceda junto a jesus pelo meu matrimônio.sei que jesus lhe escuta é um escolhido dele.confio em Jesus e Maria.se puder me responder padre eu lhe agradeço.