terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Evangeliza Show - Músicas na Liturgia

TEMA: Músicas na Liturgia
CONVIDADO: Custódia Cardoso – Religiosa da Congregação das irmãs de Santa Paulina
EXIBIÇÂO: 14/02/2009

O segundo Evangeliza Show de 2009 teve como tema as Músicas na Liturgia, e ninguém melhor para falar sobre isso do que a irmã Custódia Cardoso. Ela é religiosa da congregação das irmãs de Santa Paulina, assessora da CNBB e maestrina do Coral Palestrina.

De acordo com padre Reginaldo Manzotti, o canto tem um papel importantíssimo nas celebrações. “A liturgia não pode ser morta, precisa ter alegria, amor, entusiasmo e vibração, na dose certa. Tudo o que é demais destempera. Jesus disse: ‘Fazei isso em memória de mim, tomai e comei, tomai e bebei’, e depois cantaram os salmos. Isso era a liturgia!”

Irma Custódia destacou no programa que a música é parte da liturgia nas celebrações. “Hoje chamamos de música litúrgica, antigamente musica sacra e até canto pastoral. Depois do concílio, eles quiseram colocar a música para o povo participar. Outra coisa que a gente teria que ver, é o que seria a música litúrgica, porque hoje em dia, muita gente canta uma música.”

Segundo ela, a música litúrgica carrega algumas características como: estar de acordo com o tempo litúrgico, com o momento e o tipo da celebração, e principalmente se está de acordo com a bíblia e os ensinamentos da Igreja, sem esquecer a cultura de cada povo. Esses são os únicos critérios da Igreja na escolha do repertório musical.

3 comentários:

Anônimo disse...

sua benção padre!Padre estou sendo uma pessoa + pecadora do mundo estou fazendo uma coisa horrivel, ñ sei como começo, bom passei 8 anos com 1 pessoa e tenho 2 filhos, descobri q ele tinha outra mulher,quando eu descobri nos separamos já faz 2 anos mais ainda gosto muito dele, utimamente ando fazendo feitiçaria tenho muita vergonha + uma amiga me ensinou a fazer uma coisa q e assim pega um ovo e colocar o nome dele e dela e isso eu ja fiz. Por favor me ajuda eu tenho muita raiva dela. ñ quero ser identificada. Q DEUS TE ILUMINE MAIS.

Unknown disse...

eu quero oracoa pra minha casa pro eu tenhouns vizinhas fofoqueira pelo amor de Deus pessa pro elas e pelo meu filho aquiles saude bjs fique com deus sua filha de deus

Unknown disse...

MINHA MAE PEDE ORACAO PELO MEU IRMAO E PELA MINHA IRMA BJS SUA FILHA DE DEUS