terça-feira, 21 de outubro de 2008

Finados

PROGRAMA EVANGELIZA SHOW
Padre Reginaldo Manzotti
Assunto: Finados – exibição em 01/11/08
TEMA:
Vida e Morte


“Pai, que pelo teu filho, nenhum dos filhos deste mundo se perca e que ao olhar para a morte valorizemos a vida. Quero estar no céu, viver a eternidade contigo e se em algum momento eu me perder, coloca-me no teu caminho e me dê a graça da perseverança final.”
Padre Reginaldo Manzotti

Hoje, a palavra de Deus através do evangelho de João, nos prepara para um dos momentos mais dolorosos da vida: a morte.
Quase todos nós já passamos pela perda de um ente querido e quem não vivenciou ainda isso, deve se preparar, afinal, se há uma coisa certa na vida é a morte, que as religiões encaram de modo diferente.
Na palavra de Deus vemos que vencendo a morte e ressuscitando, Jesus nos faz olhar esse momento difícil de partida como um recomeço, uma passagem para a eternidade com Deus.
Purgatório, céu e inferno
O novo catecismo da Igreja Católica tem base em dois fundamentos: a Bíblia e o magistério da igreja – tradição comum entre comunidades. Observamos eles quando rezamos o Creio: “
Creio na ressurreição dos mortos...”
A Igreja nos ensina que na hora da morte, todos passam pelo juízo particular, momento em que nossa vida passa como um filme diante de nós, porém nós vemos sob a luz da verdade, os frutos do nosso livre arbítrio.
A partir disso, há três direções a seguir.
Aqueles que morreram em estado de beatitude - por exemplo: Nossa Senhora e os santos – cremos que vão direto estar com Deus. Para o céu, que é o anseio último de toda alma.
O ser humano foi feito para ficar junto com Deus, em estados de profunda comunhão e intimidade de amor com o Pai.
Sobre se há ou não o inferno, afirmo que ele existe sim. Começa aqui e vai além.
Deus não condena alguém ao inferno! O inferno é uma auto exclusão da graça, àqueles que no uso do seu livre arbítrio, romperam com Deus. Estavam em pecado grave e insistiram em permanecer desta forma.
Porém, existem almas que na hora da morte, no juízo particular não romperam com Deus. Há muito o que ser purificado nelas. Para elas existe o purgatório, relatado no Antigo Testamento, em II Macabeus, 12,46. Através dessa leitura, você entenderá porque rezar pelos mortos.
Quem está no céu não precisa de oração; aos que se encontram no inferno, nossas orações de pouco vão valer; porém, para aqueles que permanecem no purgatório, para estes sim, devemos rezar.
Noutro texto Jesus diz que quem pecar contra o espírito, esse pecado não pode ser purificado nem neste século, nem no século seguinte. Isso nos leva entender que pecados cometidos em vida podem ser purificados em séculos vindouros. Daí vem o fundamento de mandar rezar missas, para adiantar o estado de purificação dos que morreram.
Para onde vão as almas
Hebreus nos ensina que se morre apenas uma vez. Assim sendo, tire do seu vocabulário definitivamente a palavra reencarnação. Ela não é nossa! Professamos a religião da encarnação e da ressurreição: Cristo ressuscitou!
Pense nos seus entes queridos que morreram... Você acha que Deus, em seu infinito amor, deseja a reencarnação deles? Cada pessoa tem uma identidade própria e diante de Deus é absolvida por seu amor. Por isso, na nossa fé não há lugar para o espiritismo. Respeito todas as religiões, porém, mais a minha. E peço para que você faça o mesmo. Um católico não pode ser espírita.
Haloween & Todos os Santos
Haloween é a festa dos mortos, de cunho pagão e dos países nórdicos, que valorizam as bruxas, os duendes e os mortos vivos. O fundamento desta fé não é cristão e essa festa acontece no Dia de Todos os Santos.
Ao celebrarmos Todos os Santos, recordamos aos vivos a purificação da fé, daqueles que antes de nós morreram em estado de graça.
Somos feitos para ser santos, como nosso DEUS é SANTO.
Por isso, deixemos de lado a tristeza, a amargura e o desânimo que a vida que nos trás, e vivamos em intimidade com Deus. Celebre o Dia de Finados assistindo a missa e visite os mortos no cemitério. Lembre-se que um dia ressuscitaremos com nosso corpo. Por isso, enterramos corpos, professando que ressuscitaremos em Espírito e Carne diante de Deus.
Reze pelos mortos! Finados é um dia de respeito aos mortos, não de fazer bagunças ou piqueniques em cemitérios.
Cemitério não é o fim! Um dia nossa alma vai embora e nosso corpo apodrece. Porém, haverá o dia em que levantaremos dos túmulos, no juízo final, quando Jesus virá para julgar vivos e mortos.
Superar a morte é saber para onde vão aqueles que partiram. É a melhor forma de trabalhar em você, a fé do ressuscitado. Quando nos conscientizamos de que Jesus ressuscitou e aqueles que morreram estão juntos dele, é mais fácil superar a morte. Diante da morte de seus afetos, diga: “Senhor, receba a minha dor“ e a ele entregue seu sofrimento.
A morte nunca representou a vontade de Deus. Ela passou a fazer parte do mundo, pelo pecado original. Deus fez os seus filhos para a eternidade. A morte é uma contingência humana, faz parte da fragilidade do homem. Deus nos fez para vivermos para sempre.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Dia do Professor

Padre Reginaldo Manzotti e convidados - professor Ricardo Tescarolo e irmã Inês de Souza Carvalho
Exibição: 18/10, às 17:30h, pela TV Século 21
TEMA: Dia do professor


Filhos amados, sabemos que a Educação é mais que nunca um desafio e que o que fazer para oferecer uma boa Educação em nossas escolas é um, entre tantos desafios que os professores enfrentam hoje. Colocar esses desafios na luz de Deus, que tudo nos esclarece é o caminho.

O magistério é um sacerdócio!
Por mais que a semente seja lançada e que o semeador seja Deus, muitas sementes encontrão corações preparados. Porém, há àquelas que podem cair no estresse do modernismo e ali acabarem sufocadas por espinhos. O mesmo se dá com a arte de ensinar.
Professores também semeiam. Por isso, hoje quero dar meus parabéns e colocar perante Deus nossas preces direcionadas a todos os professores.

Desafios na Educação
Como diz o Evangelho, "o Senhor escondeu as coisas mais importantes dos sábios e deixou para que os humildes a compreendam."
Para educar, devemos ter como base o amor, misericórdia e compaixão.
Para educar uma criança e um jovem é preciso primeiro amá-lo ( São Marcelino Champagnat )

Parceria: escola- família
Uma boa escola é aquela que estimula a adequada educação familiar. Afinal, não existe escola que conserte uma falta de educação. Por isso, essa parceria é fundamental. É preciso integrar esforços, já que a família não tem o domínio e a experiência daqueles que detêm a ciência de educar. Um auxilia o outro, mas, somente a família suplanta a escola.
Para educar corretamente, o professor deve acreditar fielmente no futuro de seu aluno. Na escola, não se pode apostar contra o futuro de nenhuma criança.
O professor é uma pessoa de esperança e de fé. A escola, por sua vez, é de extrema importância, na formação de pessoas e no desenvolvimento da humanidade.
Sabe-se de defeitos que existem e que não são provenientes do ensino, e sim, de hábitos errados. Coisas que acontecem pela falta de ética no ambiente escolar.
Outros fatores que prejudicam muito, referem-se às pessoas que se aproveitam do local de ensino, justamente para agir de forma errada: vender drogas, camisinhas,... Ações que denigrem a imagem do local destinado à educação.
Mas, tudo isso não é proveniente da educação escolar e sim, de hábitos pessoais errôneos relacionados a falta de caráter ou de educação na família ou por não terem aprendido na escola coisas corretas para seu desenvolvimento.
Independente da escola ou do local que deveria ser voltado apenas para o ensino, muito se avalia pelo educador. O professor é aquele que educa, independente do local o faz - escola privada ou pública, entre outros.
A deseducação vista nos dias atuais, não é cientifica e intelectual e sim, do coração e da ética. Hoje, boa parte das pessoas vê o sacrifício como um desamor, ainda mais pela doutrina do eu, que os jovens e as crianças tanto manifestam em seus egoísmos. Sendo assim, a família e a escola têm todo esse papel na criação. Por isso, faz-se necessário que comunguem juntas na educação de nossas crianças e jovens, e que ambas atentem para os acontecimentos, não condenando, mas prevenindo-os.
A tecnologia dos dias atuais deve ser usada sim, em beneficio dos alunos e do aprendizado sadio.
Cabe aos educadores, ensinar a viver, a pesquisar e a desenvolver.
Afinal, o magistério é missão divina, é um sacerdócio!

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Nossa Senhora Aparecida

PROGRAMA EVANGELIZA SHOW - ESPECIAL NOSSA SENHORA APARECIDA.
EXIBIÇÃO: 11/10
TEMA: MARIA MÃE DAS MISSÕES
PARTICIPAÇÃO ESPECIAL: PADRE MARCIO LUIS FERNANDES, PROFESSOR DE ESTUDO TEOLÓGICO.

Vamos nos aprofundar um pouco em Maria, vejamos a frase da mãe de Deus.
Maria disse: “ Façam tudo o que ele vos disser”.
Como podemos então chamar de idolatria o fato de pessoas, brasileiras ou estrangeiras, que vão em locais, Igrejas e Santuários dedicados a nossa senhora, levando consigo suas dores , pedidos e preces?

Se é a Mãe a primeira a dizer: “ – Façam tudo o que ele vos disser ”.

Então eu digo pra você...
Permita que Maria entre na sua casa, no seu lar e que ela possa fazer como fez nas “ Bodas de Caná”.
Quando ela disse: “ – Filho, Jesus eles não tem mais vinho”.
Que Maria possa passar no seu lar e perceber o que está faltando.
Ou então ela diga a Jesus: --Filho neste lar esta faltando RESPEITO.
Neste lar eles não têm mais amor, fidelidade.
Quem sabe Maria diga a Jesus, qual é o tempero, o ingrediente da felicidade que está faltando em seu lar.

Filhos queridos...
Maria nos coloca diante de Cristo, e a coisa mais importante nesta vida é sermos colocados diante de Cristo.
Maria é quem diz, façam tudo o que Jesus pedir para que aconteça o milagre,


SOBRE AS APARIÇÕES DE MARIA:

Falando de Maria, e das apresentações da virgem mãe de Deus, com tantos títulos:
Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora de Fátima, entre as mais diversas aparições.
Mas porque insistimos em chamar Maria por tantos nomes?

Todos são títulos a Maria, mas de fato a presença é uma só.
Em vários locais, estados e países.
É assim porque é Nossa Senhora, é a nossa Mãe que se faz presente, na história de cada povo, dia a dia e atuante na vida de todas as pessoas.
Em todas as aparições, é a mesma virgem é Nossa Senhora de Nazaré, que se apresenta em mil faces em amor pelo seu povo.


Maria foi escolhida para ser a mãe de Jesus, e ela o acompanhou durante os seus trinta e três anos.
Maria esteve ao lado de seu filho até o dia da crucificação.
Então qual é o papel de Maria no processo de salvação? E hoje nos dias atuais, qual é o papel de Maria aqui no Brasil onde nós a chamamos de Nossa Senhora Aparecida?

Veja, o papel de Maria não mudou. Desde o início, desde o anúncio do Anjo a Maria.

Maria disse: Faça-se em mim segundo a tua palavra.

O papel de Maria continua sendo evidenciar a vocação de cada cristão, que é a única coisa de bom que nós temos em nossa vida que é o nosso sim, SIM a Jesus.

E Maria nos indica que cada um de nós reverta a vida em família, a vida na igreja, a vida particular, em dizer esse SIM a Deus.
Mas com o olhar que se comove diante das necessidades dos outros.

Então, o papel de Maria, é recordar a todos nós cristãos que a salvação, depende de uma posição humana que é o mesmo sim.
Sim à perspectiva da vida, sim à vontade de Deus, sim às mais urgentes necessidades que nós vemos na nossa história.


DE ONDE VEM A TRADIÇÃO, A HISTÓRIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA?

Sobre a Imagem de Nossa Senhora Aparecida:

Na verdade é a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.
É assim:
A imagem, é a imagem da Imaculada Conceição, é este dogma da Imaculada.
Trata-se daquela imagem apocalíptica da mulher que aparece diante do dragão.
Ela vai gerar um filho, e o dragão quer devorar o filho dela.
Ela vence o dragão, ela é a mulher vencedora do mau, da possibilidade da destruição portando é a mulher corajosa, que enfrenta. Ela é Gloriosa e Imaculada.
Então esse é o sinal da força de Nossa Senhora que se faz presente nesta imagem de Nossa Senhora da Conceição.

Sob o título de Aparecida:
Depois Aparecida, porque é grata essa expressão de Nossa Senhora que se manifesta ao seu povo.
No ano de 1717 ela aparece no rio aos pescadores, nesta manifestação surge então uma pesca milagrosa, na presença de Nossa Senhora, o que chamamos de " Epifania das águas".

SOBRE O SANTUÁRIO:

Existem vários documentos, como a aprovação do Papa João Paulo II, ao Santuário de Aparecida, a Conferência dos Bispos de toda a América Latina e Caribenha

O Santuário de Aparecida foi construído pela tradição do povo. Igualmente vários outros santuários, no local da aparição ou próximos aos locais, por pessoa vindas de vários locais para um encontro único, para um local que acolhe a todos, peregrinos e romeiros.
Aparecida é como uma estrela que aponta para todos os lados, a igreja em si é uma cruz, mas que a vê por cima. É uma estrela que acolhe a todos.
Um local para onde se voltam os olhos do País inteiro.
São realizados encontros, conferências a exemplo da Conferência dos Bispos de toda a America Latina e do Caribe, um local onde somos convidados a fazer esta experiência de Maria, que por sua vez nos aponta a fazer a experiência de Cristo.
Então o que todas as pessoas sentem em Aparecida, e que certamente o que todos os bispos sentiram durante aquela conferência, deve ter sido esse acolhimento de saber que ali, todos se reconhecem como filhos de Maria. Vendo-se como dependentes de Maria ,como dependentes de Deus.
Somos um povo necessitado com sede e em busca de Deus.

A coisa mais original da Basílica de Aparecida, é nossa missão e nossa vida voltados em um único pedido, que é através de Maria chegar a Deus.
Sendo, filhos de Nossa Senhora, somos então todos irmãos.
E em Cristo por Maria, nossas famílias são levadas a Deus.

Este é um breve release deste programa que será exibido no próximo sábado, 11/10.